Avançar para o conteúdo

Como assinar documentos com seu certificado digital?

Uma das facilidades que a certificação digital possibilita é a assinatura que pode ser realizada por meio dela, pois é uma assinatura com validade jurídica que permite validar documentos através de criptografia e hoje, vamos te ajudar a utilizar essa função de forma prática em poucos passos.

*Para seguir esse tutorial o seu certificado já deve estar instalado na máquina e pronto para uso

1. Baixe o leitor de PDF Acrobat Reader

A primeira coisa que precisa fazer, é baixar o leitor de PDF Acrobat Reader, ele é uma ferramenta gratuita e pode ser baixada clicando aqui.

2. Abra o Acrobat Reader e clique em Ver todas as ferramentas

3. Clique em Abrir na opção Usar um certificado

4. Selecione um arquivo PDF

5. Clique em Assinar digitalmente

No menu lateral esquerdo, clique na opção Assinar digitalmente e siga as instruções.

Depois de escolher o local onde deseja assinar com o cursor do mouse, é hora de escolher qual certificado vai utilizar para fazer essa assinatura e em seguida clicar em continuar.

Nesse momento a senha do seu certificado digital será solicitada, digite e continue.

6. Na próxima janela clique em assinar

7. Escolha a pasta onde quer salvar seu documento

Clique em Salvar e pronto, seu documento assinado foi salvo.

2 comentários em “Como assinar documentos com seu certificado digital?”

  1. Pingback: Qual a diferença entre assinatura digital e assinatura eletrônica? – Vdata Tecnologia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *